Suporte de TI Interno x Terceirizado

QUAL A ESCOLHA CERTA

PARA SUA EMPRESA?

Quando as empresas se deparam com uma necessidade técnica específica, uma pergunta que muitas vezes acabam fazendo, é se podem lidar com a tarefa internamente em vez de terceirizá-la.

 

Para saber se sua empresa deve optar ou não pela terceirização do setor de TI depende de vários fatores, pois cada empresa tem necessidades técnicas diferentes, e que acabam influenciando na tomada de decisão.

 

Vamos examinar mais de perto alguns dos problemas que você deve considerar ao decidir se deve resolver o problema internamente em vez de terceirizá-lo para uma empresa especializada.

 

Embora a maioria dessas considerações possa ser aplicada a todos os setores, vamos usar a necessidade de suporte de serviços de TI para uma empresa em Florianópolis como exemplo.



Escalabilidade

Provedores de TI terceirizados geralmente terão mais recursos para lidar com as demandas variáveis ​​de uma empresa em expansão.


Digamos que você precise de suporte dedicado de TI para implantar um projeto dentro de sua empresa. O que acontece se você repentinamente ou temporariamente precisar deste serviço e da expertise necessária?

 

Com a terceirização, você pode aumentar ou diminuir o tempo de suporte conforme suas necessidades. Ter um funcionário interno dedicado a uma tarefa pode não dar a você a mesma versatilidade. Eles podem ser insuficientes (ou sobrecarregados, dependendo da situação) seja em períodos de alta ou baixa demanda.



Flexibilidade

Sua equipe de suporte de TI consegue fazer isso? Reconhecidamente, também não podemos, mas nos dobramos ao contrário para manter nossos clientes conectados e ciberseguros.



Salário


Com uma equipe interna, você será responsável por pagar aos membros da equipe um salário pelo trabalho e todos os impostos e direitos trabalhistas envolvidos.

 

Com a terceirização, um contratante externo cuidará de toda a parte financeira e burocrática, você simplesmente paga à empresa pelo serviço. Quanto você paga pelo cargo dependerá da natureza do trabalho e de uma série de outros fatores, mas do ponto de vista dos recursos humanos, você só é responsável pelo salário e benefícios de seus funcionários diretos, não daqueles que trabalham por meio de um provedor externo.



Outros Custos


Os funcionários internos vêm com outros custos, juntamente com salários e benefícios. Existe o custo de fornecer um espaço de trabalho adequado.

A infra-estrutura física pode se tornar um alto custo

adicional para empregar mais funcionários.


Existem os custos associados ao equipamento e material para o trabalho. Há também a questão de fornecer dispensas pessoais, feriados e licença médica. Se você optar por terceirizar, a empresa de terceirização assumirá todos esses custos de suporte de TI. Eles arcarão com todos os custos adicionais da equipe que trabalhará em seu projeto, para que você não precise fazer isso.



Suporte Presencial


Alguns projetos ou empresas podem exigir a presença pessoal para o seu trabalho. Você pode exigir que uma equipe que atenda ao cliente atue como suporte de TI no local. Nesse caso, os profissionais da contratação interna podem superar os benefícios da terceirização do cargo. Você terá mais controle sobre onde a equipe interna trabalha diariamente, atribuindo-os a um local de trabalho específico.

 

Se você não precisa de uma equipe voltada para o cliente, terceirizar sua equipe terá muitas vantagens. Eles podem trabalhar:


  • Por Tele-trabalho como suporte de TI remoto
  • No seu local de trabalho
  • Externamente, em uma filial ou sala disponibilizada pela empresa


Não precisar de funcionário dedicado internamente para atender necessidades dos clientes da sua empresa oferece muito mais opções sobre o nível de suporte que a empresa pode oferecer, o que se adequa ao suporte de TI terceirizado.



Nível de Conhecimento Exigido

Uma pequena equipe de TI interna pode não ter o nível de especialização de uma empresa de TI terceirizada, sem falar no custo mais baixo dessa terceirização.


Sua decisão de contratar internamente ou terceirizar também dependerá do nível de habilidade necessário para as tarefas de que você precisa. Se a tarefa for simples, você poderá entregá-la a um único funcionário. 

 

Se os serviços de que você precisa são de natureza mais complexa, é altamente improvável que um único funcionário interno seja capaz de igualar as habilidades coletivas e a experiência de uma equipe de uma empresa terceirizada.



Afinidade com a Empresa


Você também deve se perguntar até que ponto a equipe técnica precisa estar interagindo com sua empresa. Eles precisam estar totalmente integrados ao seu negócio? O quão envolvidos eles precisam estar para participar de reuniões estratégicas e eventos internos da empresa?

 

Um aspecto positivo de empresas que terceirizam o suporte de TI é que, muitas vezes, eles desenvolvem afinidades com o negócio e as pessoas para as quais trabalham pelo longo tempo que atribuem suporte local regular a seu negócio. Isso contribui para um suporte mais eficaz.



Disponibilidade


Outra questão importante que deve ser avaliada para uma tomada de decisão é, o quando você precisa de sua equipe disponível? Você precisará de uma disponibilidade de suporte 24/7/365? Precisa de suporte fora do horário comercial e durante o fim de semana?

As emergências de TI nem sempre acontecem durante o horário de trabalho. É por isso que incluímos a cobertura de suporte de TI 24 horas nos sete dias da semana como padrão.



Caso opte pela contratação interna, seu funcionário só estará disponível durante o expediente. Eles também podem estar indisponíveis quando estão doentes ou de férias. Você precisará ter um membro da equipe alternativo, treinado e pronto para fornecer esse suporte quando ele estiver ausente. 

 

Digamos, por exemplo, que você estava procurando serviços de TI em Florianópolis. Você também precisaria incorporar a necessidade de suporte de TI de emergência ao cargo. Com a terceirização, você sempre pode solicitar esse tipo de disponibilidade fora do horário com antecedência ou mesmo em casos emergenciais. Dessa forma, você terá cobertura, não importa quando for necessário.


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Decidir entre contratar um time internamente ou terceirizar para alguma tarefa específica é uma decisão que você precisará tomar com base no tipo de negócio que administra, bem como o escopo da tarefa necessária. 

 

De modo geral, optar por terceirizar o Suporte de TI proporcionará mais flexibilidade e economia. Adicionar apoio interno pode dar a você um controle mais direto sobre os indivíduos.

 

Em última análise, trata-se da sua empresa e do projeto que você precisa concluir. Se você deseja inovação sem o incômodo que vem com a contratação e gerenciamento de um funcionário, mantendo algum grau de controle sobre como o trabalho é feito, a terceirização pode ser a resposta certa para você.



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